Influência da temperatura de calcinação da cinza do bagaço de cana-de-açúcar na resistência final do concreto
DOI:
https://doi.org/10.55905/revconv.16n.11-018Keywords:
cinza, bagaço-de-cana, concretoAbstract
A incorporação de adições minerais ao concreto, como a cinza do bagaço de cana-de-açúcar pode gerar efeitos positivos a exemplo do aumento da resistência a compressão, esse ganho de desempenho advém do refinamento dos grãos e poros, diminuição da interconectividade dos poros e elevação da tortuosidade dos canais. A cinza do bagaço de cana-de-açúcar contém em sua composição uma grande parcela de sílica (SiO2), e é obtida por meio de tratamento térmico (calcinação). O controle da temperatura de queima, representa um importante fator no processo de ampliação da reatividade, fazendo com que a cinza apresente sílica no estado amorfo. Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da temperatura de calcinação da cinza do bagaço de cana-de-açúcar, empregada em substituição parcial ao cimento, na resistência a compressão do concreto. Inicialmente foi realizado o tratamento térmico do bagaço de cana-de-açúcar, onde foram utilizadas as temperaturas de 700º e 800. Foram também realizados ensaios físicos para caracterização dos agregados e posteriormente, foi executado o processo de moldagem dos copos de prova, com substituição parcial ao cimento por CBC, nas proporções de 3% e 5% para cada temperatura de calcinação. Na última etapa, foi realizado o processo de ruptura dos corpos de provas, com base no ensaio de compressão axial. A partir dos resultados obtidos observou-se que, a argamassa moldada com adição de 3% de CBC calcinada a 800°C obteve o maior índice de atividade pozolanica (IAP) (100,41%). Todas as amostras apresentaram resistência superior ao mínimo determinado pela NBR 6118:2014. O aumento da temperatura de calcinação da CBC de 700°C para 800°C resultou em ganhos de resistência tanto na adição de 3% quanto na adição de 5 % de CBC. O concreto moldado com adição de 3% CCA calcinada a 800°C apresentou maior o IAP e resistência média à compressão maior que a amostra de referência, se mostrando como a melhor relação entre os parâmetros avaliados nesse estudo.
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739: Concreto – Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 2018.
COUTINHO, A. de S.; GONÇALVES, Arlindo. Fabrico e propriedades do betão. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, p. 401, 1997.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211: Agregados para concreto - Especificação. Rio de Janeiro, 2009.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12653 - Materiais pozolânicos — Requisitos. Rio de Janeiro, 2012.
CORDEIRO, G. C.; TOLEDO FILHO, R. D.; FAIRBAIRN, E. M. Avaliação da reatividade da cinza residual do bagaço de cana de açúcar com cimento Portland e cal. 2005. In: 47° Congresso Brasileiro do Concreto – IBRACON. Anais... Olinda, Brasil: IBRACON. CD- ROM.
CORDEIRO, G.C. Utilização de Cinzas Ultrafinas do Bagaço de Cana –de-açúcar e da Casca de Arroz como Aditivos Minerais em Concreto. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) –Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Rio de Janeiro, 2006.
CORDEIRO, Guilherme Chagas; TOLEDO FILHO, Romildo Dias; FAIRBAIRN, Eduardo de Moraes Rego. Caracterização de cinza do bagaço de cana-de-açúcar para emprego como pozolana em materiais cimentícios. Química Nova, v. 32, p. 82-86, 2009.
DAL MOLIN, Denise Carpena Coitinho. Adições minerais para concreto estrutural. Concreto: ensino, pesquisa e realizações, v. 1, p. 345-379, 2005.
FELICETTI, M. R., Uso De Cinza De Bagaço De Cana-De-Açúcar Em Cimento Portland Como Mecanismo De Desenvolvimento Limpo, Tese de doutorado, PPGEM, UFOP, (2016).
FONSECA, Gustavo Celso. Adições minerais e as disposições normativas relativas à produção de concreto no Brasil: uma abordagem epistêmica. 2010.
FURQUIM, Paulo Ricardo de Vargas. Estudo estatístico de produção de concretos com adições minerais. 2006.
MALEK, R. I.; KHALIL, Z. H.; IMBABY, S. S.; ROY, D.M. The contribution of class-F fly ash to the strength of cementitious mixtures. Cement and Concrete Research, v. 35, n. 6, p. 1152 – 1154, 2005.
MIRANDA, E. C. B., CAMPOS, G. S., NETO, E. A. M., CONCEIÇÃO, A. L. S. F., DIAS, C. M. RIBEIRO, Os Indicadores de Ecoeficiência de Concretos Contendo Adições Minerais, Revista Brasileira de Engenharia Civil, v. 1, n. 1, 2021.
SOUZA, Guilherme N. et al. Desenvolvimento de argamassas com substituição parcial do cimento Portland por cinzas residuais do bagaço de cana-de-açúcar. In: Congresso Brasileiro do Concreto. 2007. p. 1-11.
TIBONI, R. A Utilização da Cinza da Casca de Arroz de Termoelétrica Como Componente do Aglomerante de Compósitos à Base de Cimento Portland. Dissertação de Mestrado - Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo. São Carlos, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.