A gamificação como ferramenta virtual para aprendizagem de estudantes no ensino fundamental: uma revisão

Authors

  • Aline Girliane de Lima Santana
  • Islane Cristina Martins

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.16n.11-021

Keywords:

aprendizagem, educação à distância, ensino, gamificação

Abstract

Gamificação significa a aplicação de princípios de jogos a contextos não relacionados a jogos, a gamificação é um método  completo que promove interação com muitos setores como ciência da computação, marketing, videogames, psicologia, inteligência artificial entre outros, aplica um conjunto de significados tais como, feedback, lealdade, cooperação, motivação, trabalho, e habilidades  por parte dos participantes  Realizar uma revisão sistemática da literatura a fim de compreender  a gamificação como ferramenta virtual para aprendizagem de estudantes no ensino fundamental. Foi feita uma  busca das referências em março de 2023, nas bases que contemplam extensa literatura, SciELO, Lilacs, Scopus, Periódicos CAPES, Google Acadêmico e Banco de Dissertações e Teses da UFRPE. A busca permitiu a identificação de 14 artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos A partir da análise dos dados foi possível verificar que 85,7% dos artigos falaram sobre a utilização da gamificação para aprimorar a motivação da aprendizagem na prática online, como também apresentou as experiências e ideias de docentes sobre gamificação e sua utilização no ensino, além disso14,3% dos trabalhos apresentaram o impacto de programas gamificados de aprendizagem e descreveu uma programação de gerenciamento de sala de aula gamificado.E, 100% dos artigos apontam a gamificação como ferramenta virtual para aprendizagem eficaz, garantindo alcance de metas, motivação, mudança comportamental e aprendizagem. Portanto, foi possível concluir que a gamificação como ferramenta virtual garante que as pessoas atinjam suas metas; pode ser empregada fortemente no aumento da motivação, mudança comportamental, conteúdo, e inovação os componentes do jogo são um importante fator para promover aprendizagem e motivação.

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Published

2023-11-08

How to Cite

Santana, A. G. de L., & Martins, I. C. (2023). A gamificação como ferramenta virtual para aprendizagem de estudantes no ensino fundamental: uma revisão. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(11), 25095–25111. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.11-021

Issue

Section

Articles