Aprendizagens e letramento: estudo de caso com uma criança com surdocegueira congênita
DOI:
https://doi.org/10.55905/revconv.16n.11-117Keywords:
educação especial inclusiva, letramento, surdocegueiraAbstract
Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir estratégias e recursos utilizados em situações de aprendizagem que envolvem o letramento de uma criança com surdocegueira congênita, matriculada em uma escola especial para pessoas com surdez no estado do Rio Grande do Sul, a partir do uso de recursos acessíveis e atividades adequadas as necessidades visuais apresentadas. Como problema de pesquisa tinha-se o fato da menina estar matriculada no 3ª ano do ensino fundamental e não apresentar evolução quanto a leitura e a escrita, assim, foi necessário pensar em recursos e estratégias que pudessem colaborar e facilitar esse desenvolvimento. Foi utilizado como referencial teórico os estudos de Falkoski, Maia, Pires e Watanabe. A metodologia da pesquisa constituiu-se por 10 encontros realizados com a aluna na escola, o uso de recursos e atividades acessíveis. Foram utilizados como instrumentos de coleta: construção de MAP’s, traduzido do material Fazendo Planos de Ação, uma visita realizada na casa da criança, entrevistas com a professora, observações feitas pela pesquisadora e intervenções diretas com a aluna usando os materiais que foram confeccionados. Como resultado tivemos a evidência de que a criança se encontrava letrada e em desenvolvimento da alfabetização, mas necessitava de recursos e estratégias especificas que pudessem colaborar e facilitar seu aprendizado. A pesquisa também constatou a importância do uso da comunicação alternativa para apoiar a aprendizagem, com o uso de objetos de referência e fotografias, o sistema de calendários e outros que possibilitaram a organização da rotina diária e a antecipação das atividades realizadas com e pela criança.
References
FALKOSKI, Fernanda Cristina. Análise do processo de comunicação de pessoas com surdocegueira congênita a partir da produção e do uso de recursos de comunicação alternativa. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2017.
FARIAS, Sandra Samara Pires. Os processos de inclusão dos alunos com surdocegueira na educação básica. Mestrado (dissertação). Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2015.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 3ª edição, 1990.
GRUPO BRASIL. Ata da reunião de membros do grupo realizada em 17/11/2020, mas oficializada em 30/11/2019 em São Paulo. São Paulo, 2017.
KELLER, Helen. A história da minha vida. Tradução Myriam Campello. Rio de Janeiro, Editora José Olympio, 2008.
MAIA, Shirley Rodrigues. Descobrindo crianças com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial, no brincar. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, 2011.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas. 2003. 312p.
MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação. 1999.
SERPA, Ximena. Ensino à criança surdacega: Manual para pais e professores, Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e Múltiplo deficiente Sensorial, 2006.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, editora Artmed, 2004, p. 96-100.
TERZI, Sylvia Bueno. A oralidade e a construção da leitura por crianças de meios iletrados. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.) Os significados do letramento. São Paulo, Editora Mercado de letras, 1995, p. 91-117.
WATANABE, Dalva Rosa. O estado da arte da produção científica na área da surdocegueira no Brasil de 1999 a 2015. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo São Paulo, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.