A concepção construtivista da aprendizagem como contribuição no processo de avaliação da educação básicada aprendizagem como contribuição no processo de avaliação da educação básica

Authors

  • Marta Maria Pontin Darsie
  • Sandra Terezinha Marchiori

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.16n.11-088

Keywords:

desenvolvimento cognitivo, construção do conhecimento, avaliação da aprendizagem

Abstract

O texto aborda o processo de construção do conhecimento humano, considerando os estágios do desenvolvimento cognitivos na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Apresenta características da aprendizagem construtivista através dos processos de equilibração do pensamento.  Mostra o universo da complexidade do sujeito aprendente e suas inter-relações com o objeto de estudo, destacando a necessidade de compreender e dialogar com o contexto ao qual estão inseridos em suas multidimensões. Coloca o estudante no centro do processo pedagógico da atualidade, como protagonista da construção dos saberes necessários à compreensão do sujeito que constrói e atualiza o conhecimento continuamente através da ação e da interação entre sujeito e objeto. Enfatiza a competência docente na ação de proporcionar ambientes e situações favoráveis a aprendizagem, partindo da análise crítica e criteriosa do conhecimento existente, da contextualização e da problematização de conceitos que provoquem conflitos cognitivos, em consequência novas aprendizagens. Explicita a avaliação e a função exercida em cada etapa do processo pedagógico, como estratégia integrante e mediadora da aprendizagem no processo educacional.

References

BESSA, VALÉRIA DA HORA. Teoria da Aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 200 p. 2010.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em 20 dez de 2018.

________. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Ensino Médio Inovador: documento orientador. Brasília: MEC/SEB, setembro de 2009.

CALDEIRA, ANNA. M. SALGUEIRO. Avaliação e processo de ensino aprendizagem. Belo Horizonte: Presença Pedagógica, 2000. (Versão Online).

DARSIE, MARTA MARIA PONTIN. Avaliação e aprendizagem. Caderno de pesquisa. São Paulo. n. 99, p. 47, nov.1996.

GUERRA, A. DE L. E R. Matemática e seus paradigmas: formação docente e desafios frente ao ensino médio. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v.

, n. 2, p. 271-281, jul./dez. 2021.

FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 47ª ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2013.

HOFFMANN, JUSSARA. Avaliar para promover: setas no caminho. 11 ed. rev. Porto Alegre: Mediação, 2009.

LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MATO GROSSO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso - Concepções para a Educação Básica- Mato Grosso, 2018. Disponível em: HTTPS://sites. google.com/view/bnccmt/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-ensino-fundamental/documento-de-refer%C3% AAncia-curricular-para-mato-grosso. Acesso em 20 de dez. 2018

_______________. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Concepções para a Educação Básica. Cuiabá: Gráfica Print, 2012.

SILVA, JASSEN FELIPE DA.; HOFFMANN, JUSSARA.; ESTEBAN, MARIA TEREZA. (Orgs.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003.

MORIN, EDGAR. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; ver. Téc. de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF : UNESCO, 2000.

PAULA, ERCÍLIA M.A. TEIXEIRA DE.; MENDONÇA, FERNANDO WOLFF. Psicologia do Desenvolvimento. 3 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. 292p.

PIAGET, JEAN. A Epistemologia Genética. Tradução: Natanael. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1979. (p.130-149).

_____________Desenvolvimento do Pensamento: Equilibração das Estruturas Cognitivas. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1977.

Published

2023-11-14

How to Cite

Darsie, M. M. P., & Marchiori, S. T. (2023). A concepção construtivista da aprendizagem como contribuição no processo de avaliação da educação básicada aprendizagem como contribuição no processo de avaliação da educação básica. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(11), 26243–26258. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.11-088