Investigações sobre formação continuada colaborativa de professores em dissertações e teses

Authors

  • Patricia Aparecida Bioto

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.16n.11-047

Keywords:

formação continuada colaborativa de professores, levantamento bibliográfico, redes formativas

Abstract

São trazidos neste artigo os resultados do levantamento e da análise de dissertações e teses junto a BDTD do IBICT que trataram de iniciativas de formação continuada colaborativa de professores da educação básica. A base da investigação é bibliográfica. Foram localizados 40 trabalhos, selecionados e analisados 10. A seleção seguiu critérios como referirem-se a educação básica pública, em que estivessem envolvidos professores das escolas, investigadores ligados a universidades e, no caso do trabalho ser feito com consultores, estes terem sido contratado pelo poder público. A análise elucida como essa modalidade formativa tem sido levada a efeito nas escolas públicas de educação básica no Brasil, o grau de envolvimento dos professores e formadores, a criação de redes colaborativas de formação, a qualidade das formações, os impactos no desenvolvimento profissional docente e nas escolas e a presença de dificultadores dessa modalidade formativa, sendo o principal deles as condições de trabalho docente.

References

CARAMORI, Patrícia. Estratégias pedagógicas e inclusão escolar: um estudo sobre a formação continuada em serviço de professores a partir do trabalho colaborativo. Universidade Estadual Paulista. 2014. (tese de doutorado).

FIGUEIREDO, Kristianne Lina. Formação continuada de professores de química buscando inovação, autonomia e colaboração: análise de desenvolvimento de seus conhecimentos sobre modelagem a partir do envolvimento em pesquisa-ação em um grupo colaborativo. Universidade Federal de Minas Gerais. 2008. (dissertação de mestrado)

FULLAN, Michael. HARGREAVES, Andy. Por que é que vale a pena lutar? O trabalho de equipa na escola. Porto: Porto editora, 2001.

MORICONI, Gabriela Miranda et al. Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: FCC, 2017.

RABELO, Lucélia. Ensino colaborativo como estratégia de formação continuada de professores para favorecer a inclusão escolar. Universidade Federal de São Carlos. 2012. (dissertação de mestrado).

ROSA, Evelyn Camponucci Cassillo Rosa. Projetos escolares como espaço de formação colaborativa: experiência de uma escola pública da zona leste de São Paulo. São Paulo: UNINOVE, 2016 (dissertação de mestrado).

SANAVRIA, Claudio. Formação continuada de professores de matemática com enfoque colaborativo: contribuições para o uso reflexivo dos recursos da Web 2.0 na prática pedagógica. Universidade Estadual Paulista. 2014. (tese de doutorado).

SILVA-SPEAKES, Neusely. Rebeldes com causa: narrativa construída na formação colaborativa de professores na escola. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2017. (tese de doutorado).

SKLIAR, Carlos. Educação e exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação, 2000.

SOUZA, Fabio Luiz. Grupo colaborativo e tutoria como estratégias de formação continuada para professores de química visando ao desenvolvimento profissional. Universidade de São Paulo. 2017. (tese de doutorado).

SOUZA, Vanessa Lena. Quando a Educação Física vira aula: mudança nas concepções pedagógicas de professoras dos Anos Iniciais participantes de uma experiência de formação continuada colaborativa. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2016. (dissertação de mestrado).

VACILOTO, Nãama. Formação continuada de professores de química em grupo colaborativo: conhecimentos e práticas sobre eletroquímica, equilíbrio químico e cinética química. Universidade de São Paulo. 2017. (dissertação de mestrado)

VERAS, Claudio. A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes. Pontifícia Universidade de São Paulo. 2010. (dissertação de mestrado)

Published

2023-11-10

How to Cite

Bioto, P. A. (2023). Investigações sobre formação continuada colaborativa de professores em dissertações e teses. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(11), 25555–25579. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.11-047