A bioeconomia e o biocosmético na metrópole Manaus/AM – tempo, território, redes da reprodução do capital na Amazônia

Authors

  • Susane Patrícia Melo de Lima

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-034

Keywords:

Manaus/AM, metrópole, Amazônia, bioeconomia, biocosméticos, território

Abstract

O bens naturais amazônicos tornam-se recursos naturais sob a lógica da dinâmica de reprodução do capital na metrópole Manaus, sob a égide da indústria da produção de biocosméticos. A categoria de análise geográfica território, privilegiada neste trabalho, favorece a compreensão da dimensão espacial das indústrias de biocosméticos, sobretudo para anuir redes produtivas regionais. A extração/exploração de tais recursos é existente desde o século XVII quando da extração das drogas do sertão, em uma primeira fase do extrativismo na Amazônia, e, neste ínterim, atendia o mercado europeu, e contemporaneamente, na virada do século XXI, sob a narrativa de agentes promotores do desenvolvimento regional, a bioeconomia e o setor de biocosméticos protagonizam como aqueles promissores no desenvolvimento econômico no Amazonas e na Amazônia, quando em voga a reprimarização da economia baseada na exploração de bens da natureza , que são em primeira instância, riquezas locais, dos povos e do território amazônico, e ao serem apropriados pela indústria para o mercado sob a mediação das relações de reprodução do capital, se tornam em recurso natural a fim de comporem a lógica econômica da mesma reprodução, a capitalista.

References

AMARAL, Ângelo Thomaz do. Falla Á Assembléa legislativa da Província do Amazonas. Rio de Janeiro: Typographia Universal de Laemmert, 1858.

AMAZONAS. Governo do Estado. Cadeia Produtiva dos óleos vegetais extrativos no estado do Amazonas. Série Técnica Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, 6. Manaus: SDS, 2005.

BONNEMAISON, Joel. Viagem em torno do território. In: Geografia Cultural: um século (3). (Orgs) Roberto Lobato Corrêa; Zeny Rosendahl. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002, p. 83-132.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

CASTRO, Maria Luiza Almeida Cunha de. A construção de valor simbólico como direcionamento estratégico para o Design. In: Revista Urutágua – acadêmica multidisciplinar – DCS/UEM. n. 20 – Jan./Fev./Mer./Abril de 2010.

CGEE. Centro de Gestão de Estudos Estratégicos. Rede de Inovação da Biodiversidade da Amazônia. Brasília: CGEE, 2007.

CUNHA, Manoel Clementino Carneiro. Falla Dirigida a A’Assembléa Legislativa Provincial do Amazonas. Manaós: Typographia de Francisco José da Silva Ramos, 1861.

DANIEL, João. Tesouro descoberto no máximo rio Amazonas – 1722-1776. Vol. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.

DANIEL, João. Tesouro descoberto no máximo rio Amazonas – 1722-1776. Vol. 2. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. In: Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas e outras coisas. N. 2(4), vol. 1. 15 de agosto de 2007. Disponível em < http://www.uff.br/etc > Acesso em 25 de Março de 2011.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios”à multiterritorialidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

HAESBAERT, Rogério. Identidades territoriais. In: Manifestações da cultura no espaço. ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato. (Orgs). Editora UERJ. Rio de janeiro: 1999b, p. 169-190.

HAESBAERT, Rogério. Concepções do território para entender a desterritorialização. In: SANTOS, Milton et al. Território, Territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

HAESBAERT, Rogério. Territórios Alternativos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

MIGUEL. Laís Mourão. Uso sustentável da biodiversidade na Amazônia Brasileira: experiências atuais e perspectivas das indústrias de cosméticos e fitoterápicos. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. São Paulo, 2007.

PEREIRA, Sinedei Moura. Da Economia Colonial à Crise da Borracha. In: V Encontro de Economia Política e XVII Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste, 2000, Fortaleza. V Encontro de Economia Política e XVII Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste, 2002.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. Tradução: Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

REIS, Arthur Cézar Ferreira. A política de Portugal no Valle Amazônico. 2 ed. Belém: SECULT, 1993.

RICARDO, Silvia Carvalho. As redes mercantis no final do século XVI e a figura do mercador João Nunes Ferreira. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, Departamento de História, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 2006.

SANTOS, A. C. M. Políticas públicas e biodiversidade: Uma análise do processo de implantação do PROBEM. Dissertação de Mestrado. Brasília: UNB/Centro de Desenvolvimento Sustentável, julho 2005.

SANTOS, Eulália Maria Aparecida Moraes dos. Dos Cometas do Nordeste aos Thesouros da Amazônia: Os jesuítas João Daniel e José Monteiro da Rocha no contexto das ciências naturais do século XVIII. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História. Setor de Ciências Humanas. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2006.

SANTOS, Milton et al. Território, Territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. 17 ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SANTOS, Milton. A natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2004.

SANTOS, Milton. O retorno do território. In: SANTOS, M.; SOUZA, M.A.A.; SILVEIRA, M.L. (Org.) Território: globalização e fragmentação. São Paulo, Hucitec/ANPUR, 1994.

SAQUET, Marcos Aurélio. Proposições para estudos territoriais. In: GEOgraphia. Revista da Pós-Graduação em Geografia da UFF. Rio de Janeiro, Ano VII, n° 15, p.71-85, junho de 2006.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SILVA, Ricardo G. da Costa; et al. Política territorial na Amazônia Ocidental: Uma abordagem sobre o Projeto Hidrelétricas do Rio Madeira em Rondônia. In. Presença Revista de Educação, Cultura e Meio Ambiente. Maio, n. 30, vol IX, 2005.

TERRA, Ademir. Evolução histórica da categoria geográfica território e a sua atual multiplicidade interpretativa. In: Caderno Prudentino de Geografia, n. 31, Vol. 1, 2009. p. 17-31.

Published

2024-01-04

How to Cite

de Lima, S. P. M. (2024). A bioeconomia e o biocosmético na metrópole Manaus/AM – tempo, território, redes da reprodução do capital na Amazônia. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(1), 599–619. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-034

Issue

Section

Articles