A utilização da metodologia ativa método trezentos na formação de professores de diferentes áreas

Authors

  • Armando Paulo da Silva
  • Eduardo Filgueiras Damasceno
  • Gizely Fernanda Zana Marques
  • Henrique Felício Malaguti
  • João Paulo Camargo de Lima
  • Maria Lúcia de Carvalho Fontanini
  • Michelle Andrade Klaiber
  • Rosemeiry de Castro Prado
  • Waldirês Estevam Hannuch

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.17n.4-020

Keywords:

formação de professores, método trezentos, metodologia ativa, novas metodologias

Abstract

A metodologia ativa representa uma abordagem educacional que prioriza o envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizagem, fomentando sua participação direta, autonomia e construção de conhecimento por meio de atividades práticas, colaborativas e reflexivas. Em contraste com os métodos tradicionais centrados no professor e na mera transmissão de informações, essa abordagem promove uma dinâmica mais engajadora e eficaz. O Método Trezentos emerge como uma nova proposta metodológica, caracterizada por suas etapas cuidadosamente delineadas, as quais facilitam a interação entre os alunos e evitam seu isolamento. O cerne deste trabalho é direcionado às oficinas de formação docente, visando aplicar e disseminar este método entre professores em diversas áreas disciplinares. O objetivo é capacitar os professores na adoção deste método, bem como trabalhá-lo como metodologia ativa método trezentos (MAMT) ao contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades contempladas em sua estrutura. Para tanto, um protótipo da capacitação foi oferecido a professores matriculados em uma disciplina de mestrado de uma faculdade pública federal do norte do estado do Paraná, provenientes de diversas áreas de formação e atuação. Essa iniciativa visa não apenas introduzir os participantes a MAMT, mas também estimular sua aplicação prática, ao fortalecer, assim, sua eficácia na promoção de um ensino mais dinâmico e participativo.

References

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.

CASTRO, A. A. et al. Uma Análise Preliminar da Aplicação do Método 300 em Turmas de Algoritmos e Programação . In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 171-180. ISSN 2595-6175.

FRAGELLI, R. R. Método Trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo. Porto Alegre: Penso,2019.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

PACHECO, J. A. Inovar para mudar a escola. Porto: Porto Editora, 2019.

POSSAMAI, C. F. A função social da escola, o papel do professor e a relevância do conhecimento científico na pedagogia histórico-crítica. Dissertação. Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Tubarão – SC. 2013.

Published

2024-04-04

How to Cite

Silva, A. P. da, Damasceno, E. F., Marques, G. F. Z., Malaguti, H. F., Lima, J. P. C. de, Fontanini, M. L. de C., Klaiber, M. A., Prado, R. de C., & Hannuch, W. E. (2024). A utilização da metodologia ativa método trezentos na formação de professores de diferentes áreas. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(4), e6131. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.4-020

Issue

Section

Articles