A pintura corporal na obra gravada de Hans Steiner: a atuação do artista- gravador e sua profunda dedicação a algumas comunidades indígenas brasileiras

Authors

  • Paulo Leonel Gomes Vergolino
  • Reges Carvalho dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.17n.4-079

Keywords:

Hans Steiner, gravura, história da arte, indígenas brasileiros

Abstract

Essa comunicação tratará de um “braço” específico da poética do artista-gravador austríaco: Hans Steiner (Graz, Áustria 1910 – Gorizia, Itália 1974) e que, objetivando ampliar e aprofundar seu conjunto visual sobre o Brasil, percorre por conta própria, entre os anos 1950 e 1960, alguns cacicados indígenas brasileiros, no intuito de registrar sua existência através de desenhos, pinturas, aquarelas e sobretudo gravuras, técnica a qual essa investigação está centrada. Como um artista estrangeiro, dedicado inteiramente à produção de obras de arte sobre o nosso país, espera-se, portanto, ressaltar a importância do mestre-gravador em questão, trazendo melhor reconhecimento à sua obra.

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Published

2024-04-10

How to Cite

Vergolino, P. L. G., & Santos, R. C. dos. (2024). A pintura corporal na obra gravada de Hans Steiner: a atuação do artista- gravador e sua profunda dedicação a algumas comunidades indígenas brasileiras. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(4), e6245. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.4-079

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Section

Articles