Igualdades e desigualdades sociais sob a ótica da filosofia

Authors

  • Adeilson Jorge da Silva

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.17n.4-088

Keywords:

desigualdades sociais, literatura, igualdade, constituição

Abstract

Este trabalho faz uma abordagem do princípio constitucional da igualdade e também das desigualdades sociais a partir do direito, e, utilizando da literatura procura compará-las assim com o pensamento filosófico. O objetivo proposto é buscar produzir uma discussão sobre o рrіnсíріо соnѕtіtuсіоnаl dа іguаldаdе, apesar das desigualdades, a partir de sua aplicação e abrangência sob a ótica de filósofos e pensadores. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica oferecendo assim um campo fértil para a discussão acerca das implicações éticas subjacentes à interpretação do princípio da igualdade de todos perante a lei. Os resultados revelam que são inúmeras as diferenças sociais que existem na sociedade brasileira e que ainda precisam ser derrubadas. Apesar dos esforços legislativos sobre a igualdade social esta ainda está longe de garantir real igualdade entre a população no Brasil. Conclui-se que a luta é, por fim, pela igualdade determinada pela constituição, mas, que não tem garantida a sua efetividade.

References

ARISTÓTELES. A Política. 3. ed. Tradução de: Mário da Gama Kury Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1997.

BONAVIDES, Paulo. A constituição aberta: temas políticos e constitucionais da atualidade, com ênfase no Federalismo das Regiões. 3ª. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988, compilado até a Emenda Constitucional nº 105/2019. Brasília: Coordenação de Edições Técnicas, 2020. 141 p.

CANDIDO, Antonio. Direito à literatura. In: Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

CLÈVE, Clémersom Merlin. Temas de Direito Constitucional, 2ª. ed. Belo Horizonte, Fórum, 2014.

HOBBES, Thomas. Do Cidadão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

MARX, Carl. O Capital: crítica da economia política. Vol. 1. 24. ed. Tradução de: Reginaldo Sant’ Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

PLATÃO – Tradução e notas de Maria Helena da Rocha. Pereira. A República. 7. ed. Porto Alegre: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. 2ª. ed. Tradução de: Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

WEYNE, Gastão Rúbio de Sá. Igualdade e poder econômico. São Paulo: Memória Jurídica, 2005.

Published

2024-04-11

How to Cite

Silva, A. J. da. (2024). Igualdades e desigualdades sociais sob a ótica da filosofia. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(4), e6274. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.4-088

Issue

Section

Articles