Avaliação em larga escala: reflexões sobre o sistema nacional de avaliação da educação básica brasileira

Authors

  • Carlos Adriano Martins
  • Edda Curi
  • Deiverson Iamute Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.17n.6-072

Keywords:

avaliação externa, SAEB, formação de professores, pedagogia emancipatória

Abstract

Este artigo busca a reflexão sobre a importância dos processos de avaliação, com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), objetivando o estudo de autores de referência na área da avaliação e a associação com referências sobre o SAEB. Na metodologia as abordagens se dão de maneira quali-quantitativa, com um levantamento bibliográfico e em alguns referenciais teóricos, cuja observação percebeu-se que o SAEB, é um sistema que analisa o desempenho dos estudantes. Os autores pesquisados destacam a importância da conscientização para uma pedagogia emancipatória e mediadora, que promovam mudanças reais na educação. Como resultados preliminares obteve-se que para alcançar uma evolução na qualidade da educação, é importante planejar bem o processo de ensino e aprendizagem com vistas à avaliação externa. Podemos concluir, até o momento, que a relação professor-aluno na avaliação é complexa e multidimensional, impactando diretamente no processo de aprendizagem e no êxito (ou não) das avaliações em larga escala.

References

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. SAEB: Sistema de Avaliação da Educação Básica. Brasília, 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb>. Acesso: 10 mai 2024.

CUSATI, I. C.; GUERRA, M. G. G. V. Avaliação educacional: práticas, desafios e perspectivas. São Paulo: Paco e Littera, 2022.

FREITAS, L. C. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. São Paulo: Vozes, 2014.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2009.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2013.

SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez, 2001.

Published

2024-06-07

How to Cite

Martins, C. A., Curi, E., & Mendonça, D. I. (2024). Avaliação em larga escala: reflexões sobre o sistema nacional de avaliação da educação básica brasileira. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(6), e7326. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.6-072

Issue

Section

Articles