A política pública de esporte em São José dos Campo/SP (1990-2020): um estudo sobre os desafios da efetivação do espaço cidadão

Authors

  • Dorival Cesare Junior
  • Lidiane Maria Maciel
  • Adriane Aparecida Moreira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.17n.6-086

Keywords:

política pública, espaço cidadão, centros esportivos públicos, planejamento urbano

Abstract

O artigo apresenta um debate sobre as políticas públicas de esporte em São José dos Campos/SP, Brasil ao longo de três décadas destacando as dinâmicas entre a perspectiva de construção de espaços públicos de esporte e lazer que efetivam a cidadania promovendo bem-estar. Busca-se entender a relação intrínseca entre esporte e cidadania, contextualizando por meio dos Centros Poliesportivos do município de São José dos Campos/SP. Utilizando uma abordagem metodológica que combina pesquisa de opinião nos centros esportivos públicos e trabalho de campo, procurou-se oferecer uma visão abrangente das percepções e experiências da comunidade local em relação às políticas esportivas. Os resultados e conclusões indicam uma tensão entre diferentes posturas do cenário político e ideológico brasileiro, incluindo práticas neoliberais. Os espaços públicos vinculados à formação de atletas  práticas esportivas para a competição são bem mais equipados e incentivados do que aqueles cuja função é a promoção do bem estar social.

References

ECHER, M. C. Formação de Agentes Sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC): A Visão dos Formadores. 2017. [ Dissertação de Mestrado em Educação]. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22474. Acesso em 07 de mai de 2024.

FLEURY, S. M. Políticas sociais e democratização do poder local. In: VILARTA, Roberto. (ORG.) Qualidade de vida e políticas públicas: Saúde, lazer e atividade física. Campinas: IPES Editorial, 2004.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2008.

MARCELLINO, N. C. et al. Espaços e equipamentos de lazer na Região metropolitana: o caso da RMC – Região Metropolitana de Campinas. Curitiba: OPUS, 2007

PINTO, L. S. de Magalhães. Inovação e avaliação: desafios para as políticas públicas de esporte e lazer. In: WERNECK, C. L. G. ISAYAMA, H. (org). Educação Física e lazer. Belo Horizonte: CELAR/UFMG, autêntica, 2002.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. 7. ed. São Paulo: Editora USP, 2007.

SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

STIGGER, M. P. MYSKIW, M. Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Olhares e Experiências na Perspectiva do Direito Social. Coleção Educação Física. Ano: 2019.

VILLARTA, R. (ORG.) Qualidade de vida e políticas públicas: Saúde, lazer e atividade física, Campinas IPES Editorial, 2004.

Published

2024-06-10

How to Cite

Cesare Junior, D., Maciel, L. M., & Souza, A. A. M. de. (2024). A política pública de esporte em São José dos Campo/SP (1990-2020): um estudo sobre os desafios da efetivação do espaço cidadão . CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(6), e7366. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.6-086

Issue

Section

Articles