A educação como vetor de liberdade e desenvolvimento: reflexões pedagógicas em Amartya Sen

Authors

  • Giancarlo Moser

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.17n.6-242

Keywords:

educação, desenvolvimento humano, liberdade, Amartya Sen

Abstract

O presente trabalho investiga a importância do investimento em educação como um alicerce essencial para alcançar o desenvolvimento, fundamentando-se na perspectiva teórica de Amartya Sen. Este artigo argumenta que a educação é um vetor poderoso de liberdade e desenvolvimento, capaz de transformar vidas e comunidades de maneira profunda e duradoura. Segundo Sen, a educação não só promove a liberdade individual ao ampliar as capacidades das pessoas, mas também atua como um catalisador crucial para o desenvolvimento econômico e a igualdade social. A pesquisa adota a abordagem de "desenvolvimento como liberdade", de Sen, e realiza uma análise qualitativa através de uma revisão bibliográfica e documental. As conclusões destacam que a educação é fundamental para a construção de sociedades mais justas, coesas e desenvolvidas, promovendo a autonomia pessoal e a participação ativa dos indivíduos na vida política, social e econômica. Além disso, enfatiza-se que o acesso universal à educação de qualidade é um direito humano básico e uma condição indispensável para a realização plena do potencial humano.

References

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade do consumo. Lisboa: Edições 70, 2008

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases - LDB. Brasília: MEC, 1999.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018b.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 1998.

DEMO, Pedro. Educação e qualidade. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. 11ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

ECHEITA, Gerardo; MARTINS, Elena. Interação social e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Armed, 2000.

MOREIRA, A.F. & CANDAU, V.M. (2003). Educação escolar e culturas: construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23.

SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Published

2024-06-20

How to Cite

Moser, G. (2024). A educação como vetor de liberdade e desenvolvimento: reflexões pedagógicas em Amartya Sen. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(6), e7658. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.6-242

Issue

Section

Articles