Modelo de desenvolvimento de Serius Game tipo Quiz baseado na avaliação da usabilidade

Authors

  • Gabrielle Vieira da Silva Brasil
  • Elza Bernardes Monier
  • Paola Trindade Garcia
  • Mizraim Nunes Mesquita
  • Stephanie Matos Silva
  • Regimarina Soares Reis
  • Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
  • Judith Rafaelle Oliveira Pinho

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.16n.6-064

Keywords:

educação a distância, jogos experimentais, educação em saúde, avaliação

Abstract

Introdução: Com o avanço da tecnologia, surgiu um crescente de ferramentas educacionais com a inserção de aplicativos. Nessa vertente, os jogos vêm se destacando por ir além do entretenimento, e por ter se torando uma ferramenta poderosa no processo de ensino-aprendizagem. Fato que está relacionado ao seu poder motivacional na interação jogo-usuário. No entanto, se sua usabilidade não estiver adequada, a motivação do jogador será comprometida, afetando assim, a eficiência dessa ferramenta. Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar a usabilidade a versão beta do game quiz sobre Gestão Pública em Saúde desenvolvido pelo Grupo SAITE em parceria com a UNA-SUS/UFMA. Método: A pesquisa foi realizada junto a uma equipe de 12 experts que preencheram um instrumento adaptado do EgameFlow e Meega, processo essencial para identificar problemas não percebidos pela equipe de criação do jogo. Para análise dos dados foram realizados a média e o desvio-padrão de cada item e classificados segundo a média em: insuficiente (<2), regular (2– 3,9), bom (4–5,9) e excelente (6–7). Resultado: Através da análise dos dados foi possível observer que na dimensão concentração, alguns itens apresentaram medias classificadas como regular. Na dimensão clareza, as medias foram classificadas como regular e bom.  As dimensões que apresentam as melhores médias foram feedback e autonomia. E aquelas que apresentaram medias insuficientes em um dos seus itens avaliados, foram as dimensões desafio, imersão e usabilidade. Conclusão: Os resultados obtidos, serão essenciais para que a UNA-SUS/UFMA e o Grupo Saite realizem os ajustes referente aos pontos elencados, principalmente aqueles com média insuficiente, pelos avaliadores para o lançamento da versão alfa para o público-alvo.

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Published

2023-06-17

How to Cite

Brasil, G. V. da S., Monier, E. B., Garcia, P. T., Mesquita, M. N., Silva, S. M., Reis, R. S., de Oliveira, A. E. F., & Pinho, J. R. O. (2023). Modelo de desenvolvimento de Serius Game tipo Quiz baseado na avaliação da usabilidade. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(6), 4092–4106. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.6-064

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