O papel do registro de imóveis na garantia da segurança jurídica nas transações imobiliárias

Authors

  • Raquel Formiga de Medeiros
  • Hugo Sarmento Gadelha
  • Francisco das Chagas Bezerra Neto
  • Mateus Ferreira de Almeida Lima
  • Patrício Borges Maracajá
  • Paulo Gomes Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.17n.3-316

Keywords:

direito imobiliário, registro de imóveis, legalidade das transações, proteção dos direitos

Abstract

O mercado imobiliário é uma das áreas mais importantes da economia, movimentando um grande volume de negócios. Transações imobiliárias envolvem altos valores financeiros, portanto, a segurança jurídica é essencial para garantir a validade e legalidade dessas transações. Nesse contexto, o registro de imóveis desempenha um papel crucial para garantir a proteção dos direitos dos envolvidos. O registro de imóveis é um ato formal de inscrição no livro de registro que comprova a propriedade do imóvel e garante a segurança jurídica nas transações imobiliárias. Sua importância reside no fato de que as transações imobiliárias, como a compra e venda de imóveis, só têm validade jurídica se registradas no cartório de registro de imóveis. Neste contexto, este estudo tem como objetivo analisar o papel do registro de imóveis na garantia da segurança jurídica nas transações imobiliárias, apresentando seus conceitos, seu funcionamento e os efeitos jurídicos decorrentes do registro. Além disso, busca-se destacar a importância da segurança jurídica nas transações imobiliárias e como o registro de imóveis desempenha um papel crucial nesse processo. Verificou-se que o registro de imóveis é essencial para garantir a segurança jurídica nas transações imobiliárias, evitando fraudes e garantindo a proteção dos direitos dos envolvidos. A análise dos efeitos jurídicos decorrentes do registro de imóveis destaca a importância da sua presença para assegurar a validade e a legalidade das transações. Além disso, foi discutida a relevância da segurança jurídica nas transações imobiliárias e como o registro de imóveis desempenha um papel crucial para garantir a proteção dos direitos dos envolvidos e evitar litígios judiciais desnecessários.

References

ANDRADE, Vera Regina Pereira. A ilusão de segurança jurídica: do controle da violência à violência do controle penal. Livraria do Advogado Editora, 2021.

AUGUSTO, Eduardo Agostinho Arruda. Registro de imóveis, retificação de registro e georreferenciamento. Saraiva Educação SA, 2017.

BONATTO, Daiane Paula. A segurança jurídica do registro imobiliário para aquisição da propriedade imóvel. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Universitário da Serra Gaúcha, 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 30 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10406compilada.htm. Acesso em: 30 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973. Dispõe sobre os registros públicos, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6015compilada.htm. Acesso em: 30 mar. 2023.

CASSETTARI, Christiano; SALOMÃO, Marcos Costa. Registro de imóveis. Editora Foco, 2022.

DINIZ, Maria Helena. Sistemas de registros de imóveis. Editora Saraiva, 1992.

GLORIA, Kamila Brito. O princípio da segurança jurídica e o direito registral imobiliário brasileiro. 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso – UniEvangélica, 2020.

HANNA, Júlia Nunes. A segurança jurídica do registro de imóveis e alterações promovidas pela lei n° 14.382/22. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Universitário FADERGS, 2022.

JACOMINO, Sérgio; MEL, Marcelo Augusto Santana. Série direito registral e notarial-registro de imóveis e meio ambiente. Saraiva Educação SA, 2017.

MACHADO, Thales de Oliveira. Da importância do registro imobiliário para a segurança jurídica contratual. 2013. 49 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

PACHECO, Alexandre Moreira. O princípio da segurança jurídica e a necessidade de estabilização das relações jurídicas no exame feito pelo tribunal de contas da união da legalidade dos atos concessivos de aposentadorias, reformas e pensões. 2018. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharel em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

PEREIRA, Gustavo Faria. Cadastro e registro de imóveis rurais e o direito à propriedade no Brasil: integração dos cadastros e segurança jurídica. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.

SEEWALD, William Rafael. O sistema brasileiro registral da propriedade imóvel e sua relevância para a segurança jurídica do direito humano fundamental à propriedade. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão do Curso - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI, 2021.

SILVA, Luccas Miranda Gomes da. O processo de compra e venda de imóveis e suas peculiaridades. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade de Taubaté, 2022.

SILVA, Silvana de Fátima Machado da. Responsabilidade civil do corretor de imóveis. 2017. 60 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.

TRIGINELLI, Wânia do Carmo de Carvalho. A escritura pública e a onda liberalizante da legislação em face da segurança jurídica. 2015. 213 f. Tese de Doutorado - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2015.

VIEIRA, Júlia Rosseti Picinin Arruda. Transmissão da propriedade imóvel pelo registro do título e segurança jurídica: um estudo de história do direito brasileiro. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo, 2009.

Published

2024-03-27

How to Cite

Medeiros, R. F. de, Gadelha, H. S., Bezerra Neto, F. das C., Lima, M. F. de A., Maracajá, P. B., & Bezerra, P. G. (2024). O papel do registro de imóveis na garantia da segurança jurídica nas transações imobiliárias. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(3), e4257. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.3-316