Uso de água subterrânea para abastecimento de comunidades em Missão Velha – CE

Authors

  • Regivânia Lima Silva
  • José Weverton Almeida-Bezerra
  • Bruna Almeida de Oliveira
  • Maria Eliana Vieira Figueroa
  • Marcos Aurélio Figueiredo dos Santos
  • Murilo Felipe Felício
  • Vanessa Leopoldino Coelho Rodrigues
  • Rita Helanny Viana Eugênio
  • Maria Aparecida Barbosa Ferreira Gonçalo
  • Maria Elizete Machado Generino

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.17n.3-253

Keywords:

aquíferos, poços tubulares, escavação

Abstract

Missão Velha é um município localizado no sul do Ceará com grande extensão territorial e de grandes riquezas naturais, desmembrada da cidade de Barbalha, em 1864, dando assim início a uma nova cidade do Cariri. O município de Missão Velha situa-se na região do Cariri, porção sudeste do estado do Ceará, fazendo fronteiras com os municípios de Abaiara, Barbalha, Jardim, Porteiras, Brejo Santo, Milagres, Aurora, Caririaçu e Juazeiro do Norte. Compreende uma área de 559 km², localizada de acordo com a carta topográfica Crato. O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de águas subterrânea para abastecimento de comunidades em Missão Velha no estado do Ceará, tendo em mente a importância dos recursos hídricos para a região em questão, além de levar em consideração a quantidade de poços tubulares que fazem o abastecimento da população e da sua importância para a comunidade. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa básica desenvolvida em tópicos e subtópicos, por meio de uma abordagem qualitativa. Desta forma, o resultado não foi generalizado e nenhuma análise estatística foi realizada. É explicativa e trata-se de uma pesquisa tele matizada e bibliográfica, pois se deu através de pesquisas em sites, livros, jornal e Trabalhos científicos de acadêmicos com temas relacionados.

References

Albuquerque, J.P.T., Rêgo, J.C., 1990. Estruturas da captação de aquíferos aluviais ocorrentes na região semi-árida do estado da Paraíba. Águas Subterrâneas, 29 (s/n), 205-210.

Brum, H.B., 2004. Estudo dos impactos ambientais na qualidade das águas subterrâneas. Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Santa Maria.

CPRM – serviço geológico do brasil, 2017. Plano de Ação Estratégico em Recursos Hídricos no Semiárido Brasileiro – Convivência com a Seca. Ministério de Minas e Energia, secretaria de geologia, mineração e transformação mineral.

Demetrio, J.G.A., 1998. Perfis de temperatura na locação de poços tubulares no cristalino do nordeste brasileiro- pesquisa de viabilidade técnica e avaliação de equipamentos, materiais e procedimentos. Universidade de São Paulo instituto de geociências.

Diniz, H.N., Michaluate, W.J., 2002. Interpretação de testes de vazão em poços tubulares profundos-dimensionamento e especificações de bombas submersas (No. 16). Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Coordenadoria de Informações Técnicas, Documentação e Pesquisa Ambiental, Instituto Geológico.

Hirata, R., Suhogusoff, A., Marcellini, S.S., Villar, P.C., Marcellini, L., 2019. As águas subterrâneas e sua importância ambiental e socioeconômica para o Brasil. São Paulo: Universidade de São Paulo / Instituto de Geociências.

IBGE. Área territorial brasileira 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ce.html.

Lins, E.A.M., Silva, A.K.A.; Barros, A.C.B., Mota, A.M.V., 2020. Impactos ambientais causados por perfurações de poços clandestinos – estudo de caso. Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP / Instituto Federal de Pernambuco – IFPE – Campus Recife.

Magalhães, C.J.S., 1994. Nosso Povo Nossa História: Missão VeIha – Ce. Província, 204 p.

Ribeiro, M.L., Lourencetti, C., Pereira, S.Y., Marchi, M.R.R.D., 2007. Contaminação de águas subterrâneas por pesticidas: avaliação preliminar. Química Nova, 30 (s/n), 688-694.

Richardson, M.N., 2008. Métodos qualitativos. Porto Alegre: 2ed.

Silva, E.L., Menezes, E.M., 2020. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED.

Published

2024-03-21

How to Cite

Silva, R. L., Almeida-Bezerra, J. W., Oliveira, B. A. de, Figueroa, M. E. V., Santos, M. A. F. dos, Felício, M. F., Rodrigues, V. L. C., Eugênio, R. H. V., Gonçalo, M. A. B. F., & Generino, M. E. M. (2024). Uso de água subterrânea para abastecimento de comunidades em Missão Velha – CE. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(3), e4342. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.3-253