Procedimentos e considerações relevantes para a elaboração de orçamentos na construção civil

Authors

  • Antonia Caroline Mota Gambati
  • Karina Ketley Melo da Silva
  • Letícia de Jesus Vaz
  • Paula de Alencar Augusto
  • Thallita Kuira de Almeida de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.55905/revconv.17n.3-112

Keywords:

orçamento, construção civil, estimativa de custos

Abstract

O orçamento de obra é indispensável para a empresa ou profissional de construção civil que deseja realizar serviço de qualidade, sem surpresas ou contratempos. Além de auxiliar no processo de planejamento da obra e apoiar na formulação de diretrizes a serem seguidas no projeto e na execução. Na construção civil, o orçamento de obras é fundamental uma estimativa de custos estruturada, que se aproxime o máximo possível da realidade, visto que geralmente trata-se de altos valores. Esse artigo aborda os parâmetros fundamentais para que um orçamento seja considerado eficaz. Percebe-se que a realização das estimativas e controles dos custos em obras de construção civil é fundamental, já que a viabilidade de uma obra está intrinsecamente ligada ao seu custo.

References

AVILA, A. V.; LIBRELOTTO, L. I.; LOPES, O. C. Orçamento de Obras. Florianópolis: UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, 2003.

BRASIL. Decreto Nº 7.983, de 8 de Abril de 2013. Estabelece regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União, e dá outras providências.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. SINAPI: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Disponível em: <http://www.caixa.gov.br/

poder-publico/apoio-poder-publico/sinapi/Paginas/default.aspx>. Acessado em: 13 de julho de 2017.

CARDOSO, R. S. Orçamento de obras em foco: um novo olhar sobre a engenharia de custos. São Paulo: Pini, 2009.

CORDEIRO, F. R. F. S. Orçamento e controle de custos na construção civil. 2007. Monografia (Especialização em Construção Civil) – Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: Acesso em 13 de julho de 2017.

DIAS, P. R. V. Engenharia de Custos: Uma Metodologia de Orçamentação para Obras Civis. Curitiba: Copiare, 2004.

DIAS, P. R. V. Novo Conceito de BDI. Rio de Janeiro: IBEC – Instituto Brasileiro de engenharia de Custos, 2010.

GONZÁLEZ, Marco Aurélio Stumpf. Noções de Orçamento e Planejamento de Obras. São Leopoldo: UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2008.

IBGE. Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/sinapi/

default.shtm>. Acessado em: 13 de julho de 2017.

LOSSO, I. R. Utilização das características geométricas da edificação na elaboração preliminar de custos: estudo de caso em uma empresa de construção civil. 1995. 146 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). PPGEC, UFSC, Florianópolis, 1995.

MATTOS, A. D. Como preparar orçamento de obras. São Paulo: Pini, 2006

MUTTI, Cristiane do Nascimento. Administração da Construção. Florianópolis: 2008, última atualização 2013.

SOUZA, Anderson Luiz Almeida de. Orçamentos. Rio de Janeiro: FACREDENTOR - Faculdade Redentor, 2012.

TISAKA, M. Orçamento na construção civil: consultoria, projeto e execução. 2. ed. São Paulo: Pini, 2011.

VARGAS, C. L. S.; CHEMIN, A. L.; SALA, A. H. R.; IZUMI, B. K.; SCHENFELDER, K.; HOROCHOSKI, L.; NETO, L. D. C.; ATHAYDE, M. R., MARTINS, T.; OLIVEIRA, T. R. de. Custos médios dos serviços em edificações baseados em série histórica de orçamentos reais. Ponta Grossa: UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2010.

XAVIER, Ivan. Orçamento, Planejamento e Custo de Obras. São Paulo: FUPAM - Fundação para Pesquisa Ambiental, 2008.

Published

2024-03-11

How to Cite

Gambati, A. C. M., da Silva, K. K. M., Vaz, L. de J., Augusto, P. de A., & Oliveira, T. K. de A. de. (2024). Procedimentos e considerações relevantes para a elaboração de orçamentos na construção civil. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(3). https://doi.org/10.55905/revconv.17n.3-112